Saiba agora qual seu significado espiritual da Quaresma, período especial no calendário cristão, que nos convida a refletir nossa conexão espiritual.

Como no Universo há o movimento rítmico de expansão, contração e pausa, após a expansão acontecida no Carnaval e no Verão, passamos para um tempo de introspecção (em breve Outono) de 40 dias, e é um excelente período para praticar penitências (que nome pesado né?) e desapegar de prazeres e intenções negativas, padrões destrutivos para nos aproximar mais um pouquinho de nosso centro Superior. Mas além de ser um momento religioso, independente de você frequentar ou não alguma religião, a Quaresma também pode ser encarada como uma jornada terapêutica para o crescimento pessoal.

As penitências ou jejum nada mais é que desapegar de algo que nos dá um prazer momentâneo para não lidarmos com as profundezas de nosso ser ao nos afastar de nosso centro espiritual e nossa verdade, quem nós somos neste exato momento com nosso melhor e a nossa parte que ainda está imatura. Ao fazermos isto, uma fricção interior é formada e cabe a nossa vontade continuar no caminho ou ceder àquele desejo momentâneo.

Neste período, se houver esta prática, o autoconhecimento, a compaixão conosco e com o outro e o perdão acontecem! Pois estaremos entrando em contato e transcendendo nossas frustrações e, ao mesmo tempo, desapegando do que não faz mais sentido dentro da gente! Alcançaremos uma compreensão que o outro apenas reflete algo que já existe em nós e que estamos em busca de prazeres momentâneos que escondem algo um pouquinho mais abaixo: nossas dores e sombras…

É um período de renovação interior com um significado espiritual!!! Mas como fazer este movimento?

  • Identifique nosso desejo destrutivo por alguma compulsão, que utilizamos para não lidarmos com alguma frustração, que na verdade, esconde uma dor mais profunda em nosso ser.
  • Entregue ao Divino esta compulsão (exemplos: redes sociais, comida, algo que dê muito prazer instantâneo) para finalmente lidar com a frustração e permanecer o máximo que conseguir até a Páscoa nesta abstinência, para que haja clareza do que a frustração está escondendo
  • Transcenda a frustração e confiando no processo, uma força interior será emergida e sua autoestima será fatalmente empoderada, por você se sentir capaz de lidar e incluir sua própria frustração no seu dia-a-dia, ao invés de simplesmente fugir deste sentimento ao ceder ao desejo compulsório.

Renasça

Este período nos oferece a oportunidade de florescer e renascer para uma nova fase em nossas vidas, uma fase mais empoderada ao lidar amorosamente com nossas compulsões e sombras.

Que possamos aproveitar esse tempo sagrado para nos reconectarmos com nossa essência, ao percorrer este caminho diariamente e gradualmente.

Faça de cada dia desta Quaresma seja uma oportunidade de cura e transformação, guiada pela luz divina que habita em nós. Facinho, né? Sozinho é mais difícil em grupo é infinitamente mais fácil!

Para saber mais sobre como lidar com suas compulsões (qualquer compulsão, desde chocolate até vícios mais nocivos) entre para nosso grupo de estudos de palestras do Pathwork (online e presencial) e apoio mútuo! O Pathwork é uma metodologia profunda de autoconhecimento e espiritualidade,

Entre em contato ou me chame pelo whatsapp.